Viveiristas, produtores multiplicadores, extensionistas, pesquisadores e formuladores de políticas públicas estão convidados a participar do Curso de Propagação de Fruteiras, a ser ministrado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, nos dias 23 e 24 de abril.
Organizado pelo Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT), o curso vem atender a uma demanda por treinamentos dessa natureza. “Pretendemos oferecer outros cursos como este, que foi sugerido pelo Instituto Federal Baiano”, explica Jacqueline Camolese de Araújo, analista do STT. Serão abordados os diversos métodos de multiplicação – cada espécie de planta possui um método mais adequado –, a exemplo de sementes, estaquia, enxertia e microenxertia.
A propagação por sementes é a mais utilizada no Brasil, por ser barata e de fácil execução. A enxertia une uma parte de uma planta à de outra, de modo que venham a constituir um único vegetal. A principal vantagem da muda enxertada está relacionada com a garantia de manutenção das características tanto da variedade copa quanto da variedade porta-enxerto. A tecnologia é bastante acessível, mas é importante seguir diversas etapas e ter alguns cuidados prévios.
Usada principalmente em citros, a microenxertia é uma técnica de cultura de tecidos que demanda maior especialização em recursos humanos e mais investimentos em produtos específicos e, por isso, não é tão utilizada. Já a estaquia (multiplicação por estacas) consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, desenvolvendo-se uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas.
Vagas
São 30 vagas disponíveis para o dia 23, quando será dada a parte teórica do treinamento, com ênfase para abacaxi, acerola, banana, citros, mamão, manga, maracujá e umbu, pelo pesquisador Nelson Fonseca (Embrapa Mandioca e Fruticultura).
Já no dia 24, são apenas cinco vagas para o treinamento prático. Pela manhã, será abordada a propagação de manga pelo agrônomo Paulo Moraes, do Mapa, e pela tarde, de citros (pelo assistente Antonio Araujo). Mais informações e inscrições pelo e-mail marineusa.silva@embrapa.br ou telefone (75) 3312-8077.
Fuente: EMBRAPA
© 2024 Creado por AGRO 2.0. Tecnología de
¡Necesitas ser un miembro de AGRO 2.0 para añadir comentarios!
Participar en AGRO 2.0